Ceará 

Regiões do Ceará

Grande Fortaleza

Composta por Fortaleza e municípios próximos e sob forte influência da capital, contidos na área metropolitana. Nesta nova divisão, a área abrangida vai de Cascavel a Paraipaba e de Fortaleza até o limite com o Maciço de Baturité. Região de grandes empreendimentos turísticos.

 

Litoral Leste

A Rota do Sol Nascente, composta pelos municípios de Aracati, Fortim, Icapuí, Beberibe, Itaiçaba e Jaguaruana. Praias como Canoa Quebrada, Redonda, Praia das Fontes e Pontal do Maceió merecem destaque. O Rio Jaguaribe desemboca nesta região, em Fortim, formando inúmeras ilhas.

 

Litoral Norte

Continuação da Rota do Sol Poente, composta por Cruz, Acaraú, Camocim, Itarema, dentre outros. A nossa praia mais famosa fica nesta região, a belíssima Jericoacoara, com seus atrativos, tais como a duna do por do sol, a Lagoa Azul e a Lagoa do Paraíso. E o encontro do Rio Coreaú com o mar...

 

Litoral Oeste / Vale do Curu

Parte da rota do Sol Poente, predominantemente com dunas. Praias como Baleia em Itapipoca e Icaraí de Amontada merecem destaque. Algumas serras, como Uruburetama e Itapajé e açúdes, como o de Pentecoste, complementam esta região.

 

Maciço do Baturité

Região que abrange toda a Serra de Guaramiranga, cidade conhecida como a Suiça Cearense ou Cidade das Flores. Merecem destaque também Baturité, Pacoti, Mulungu, Palmácia, Aratuba, e seu clima ameno o ano todo, mas com período mais frio no meio do ano. Aos amantes da natureza.

 

Cariri

Muito além do tripé Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte o Cariri é esplendoroso. Região de uma religiosidade que se estende por todo o Nordeste, através da fé ao Padre Cícero e de um alto valor histórico e cultural, com Patativa do Assaré sendo sua expressão máxima, é igualmente inesquecível a visita aos sítios arqueológicos de Santana do Cariri e os encantos da Floresta do Araripe.

Sertão de Sobral

Nossa Princesinha do Norte, a terra de Renato Aragão, o local de descanso dos navios de mercadorias americanas, antes de aportar na Capital Fortaleza, através do Rio Acaraú, presente nos estudos da Teoria da Relatividade... São muitos os atrativos para Sobral e demais municípios desta região.

 

Serra da Ibiapaba

Outra região belíssima de nosso Estado de onde, segundo a obra de José de Alencar, partia a índia Iracema. Região bela por natureza, conta com pontos indicados para os amantes da natureza e de esportes radicais, como o voo livre, caminhadas e escaladas. Em Viçosa do Ceará tem-se o Festival de Música.

 

Sertão de Crateús

Crateús, Tamboril, Nova Russas, Ipaporanga, Independência, Ararendá, Novo Oriente, Quiterianópolis e Monsenhor Tabosa têm muitos atrativos, como os cânions do Rio Poty na região de Crateús, divisa com o Piauí. Vale muito a visita e conhecer um ambiente tipicamente de fazenda e caatinga.

Sertão Central

Termas reconhecidas mundialmente pelo pessoal do voo livre, relatos de atividades ufológicas, pedras com formações inexplicáveis, são muitos os mistérios desta região do centro do Ceará, de onde nasceu a nossa Rachel de Queiroz. Vale a pena visitar Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Choró, Banabuiú...

Sertão de Canindé

Região onde temos uma das peregrinações de fé mais conhecidas em nosso Estado, a de São Francisco de Canindé. Com um clima típico do semiárido, a terra castigada em determinadas épocas, se transforma com a chegada do período chuvoso.

Sertão dos Inhamuns

Os Inhamuns, com sua história de lutas diárias para implantação de fazendas, região composta pelos municípios de Auiaba, Arneiroz, Catarina, Parambu, Saboeiro e Tauá. Aos corajosos, visitem a cidade-fantasma de Cococi, em Parambu.

Related posts

Leave a Comment